3 Apartamentos compactos que fogem das cores Tradicionais

Fugir do padrão na decoração de um apartamento pequeno pode ser difícil, mas não é impossível

De todos os desafios que um apartamento pequeno planejado pode apresentar, trabalhar bem as cores e harmonizá-las entre os ambientes pode ser o mais difícil, principalmente quando falamos em apartamentos no estilo estúdio ou com um conceito mais aberto entre os ambientes, pois é preciso padronizá-lo por inteiro.

Ao pesquisar a respeito, as opções de planejamento costumam ser quase sempre as mesmas, com sites e empresas sugerindo paletas de cores e estampas temáticas, minimalistas e quase sempre puxando para o monocromático. No post de hoje, vamos conferir como desviar do senso comum e encontrar inspiração para trabalhar com uma boa paleta de cores e transição entre espaços.

#1 “O apartamento vermelho”, por Maria Fadeeva

Com apenas 30m², este ambiente ganhou não só charme, mas definitivamente reflete a personalidade de quem mora nele, com cores vivas e ousadas, que conseguem balancear a simplicidade do branco e a energia do vermelho, tendo o preto para dar o toque final de formalidade e sofisticação.

Para não falar só de cores, a decoração deste pequeno apartamento traz elementos urbanos e segue o estilo industrial-chic, que juntos criam um espaço despojado. As ideias de decoração, como a tela com vasos de plantas na sala de estar, também são modernas, criativas e chamam a atenção para detalhes específicos que independem do tamanho do imóvel.

A cozinha também traz um toque único da designer, que soube trabalhar o espaço de um apartamento pequeno planejado seguindo o mesmo esquema de cores, mas sem deixar que as cores mais fortes dominem o ambiente, mantendo-o limpo visualmente. São poucos os adornos, o que mostra que trabalhar com a paleta correta é a melhor forma de trazer detalhes e até mesmo móveis comuns à vida.

O quarto fica escondido por trás de portas de vidro e janelas interiores, o que diminui o aspecto estúdio do imóvel e não muda a personalidade e design do resto do apartamento.

 

Já o banheiro brinca com os espelhos contra a energia da cor vermelha em uma só parede, seguindo o estilo industrial para o box e revestimentos modernos que ainda assim oferecem uma visão neutra ao redor.

Este apartamento foi idealizado em agosto de 2016, na Rússia, e todas as fotos pertencem à artista.

#2 “33 quadrados”, por Svetlana Yurkova

Se cores clássicas e escuras não são consideradas ideais por alguns profissionais para apartamentos pequenos planejados, Svetlana pensou diferente. A ideia das cores vivas ou ambientes neutros e claros é boa para fazer com que os ambientes pareçam mais espaçosos, mas algumas pessoas simplesmente preferem cômodos aconchegantes e íntimos.

Este apartamento tem toques modernos ao mesmo tempo que traz elementos rurais e tradicionais. Os detalhes se chocam, como a parede geométrica que divide a sala e a cozinha e o tapete de pele – os dois são igualmente visíveis e chamam a atenção de qualquer visitante na mesma proporção. O divisor geométrico não cobre todo o espaço da cozinha e permite a passagem e comunicação de quem estiver relaxando na sala com quem estiver preparando o café.

Se sua escolha para a paleta de decoração, texturas e revestimentos traz cores escuras para as paredes, por que não fazer uma parede de lousa que pode até se camuflar entre o restante nos dias em que você simplesmente não quiser deixar as mensagens e desenhos dos amigos expostas? É uma forma de modificar o ambiente sem esforços, tendo até mesmo a chance de desenhar diferentes padrões num canto específico da casa, além de ser um toque moderno num ambiente que para algumas pessoas pode parecer carregado demais.

O banheiro harmoniza com o resto da casa mesmo tendo influências diferentes, seguindo entre o estilo moderno e ao mesmo tempo rústico. As cores ainda são sóbrias, mas a aparência do revestimento pode até chegar a lembrar metal corroído para algumas pessoas, mesmo com todo o restante em sua volta sendo clean e moderno. Por se tratar de um imóvel pequeno, toda chance de torná-lo prático e economizar espaço é bem-vinda, e a designer colocou a máquina de lavar entre os móveis embutidos, sem chamar a atenção e numa parte do banheiro que no dia a dia talvez não seria utilizada.

Este apartamento foi idealizado na Rússia e todas as fotos pertencem à artista.

#3 “Apartamento de um cômodo”, por Studio Pine

Este imóvel de 40m² tem seus cômodos divididos por paredes interiores, podendo reservar mais privacidade a quem estiver dormindo ou na sala de estar ou simplesmente deixar todos os ambientes abertos. Os designers investiram em materiais que lembram os naturais e superfícies de madeira para dar vida ao apartamento e deixá-lo com um ar fresco. As plantas contribuem para a vibe natureza e as únicas cores realmente usadas nos objetos são a verde pastel e a amarela nas cadeiras.

Os ambientes refletem a luz do sol de um para o outro, as texturas trabalhadas expandem os cômodos, e ainda assim todos os cantos da casa são aconchegantes. A cozinha é o ponto central do apartamento e também recebe a luz do sol, mas não faz sombras no chão escuro.

Enquanto a decoração do apartamento é planejada para receber e espalhar luz, o banheiro traz tons sóbrios e texturas opacas e tem luz direcionadas a pontos específicos do espaço, sendo um ambiente tão moderno quanto o resto da casa mesmo com o contraste na idealização e resultado final.

Este apartamento foi idealizado na Rússia e todas as fotos pertencem à empresa.

A decoração de apartamentos pequenos deixou de ser um problema há muito tempo e estes imóveis se tornaram a solução para quem é fã de espaços práticos e harmoniosos. Se seu medo ao alugar ou comprar seu imóvel era cair na mesmice de apartamentos pequenos planejados, com decorações neutras e claras ou carregar demais os cômodos com cores pesadas ou diferentes, estes são apenas alguns dos exemplos de muitos de que é possível planejar sua casa da forma que você preferir, sem regras.

Nos conte nos comentários qual ambiente mais chamou a sua atenção!


Close