Qual a Diferença entre um Designer e um Decorador ?

Se você está construindo ou reformando e tem dinheiro disponível, a primeira coisa que vem na cabeça é contratar um profissional que lhe ajude a decorar o seu cantinho. A decoração imprime personalidade, deixa seu lar prático e aconchegante, sem perder de vista, claro, as suas preferências e as de outros moradores da casa. Porém, a maioria das pessoas tem dúvidas sobre qual profissional é o mais indicado na hora de decorar.

Designer ou decorador são os primeiros nomes que nos vêm à mente quando pensamos em decoração. Mas, o que cada um faz? Existe diferença entre os dois? Se você é uma dessas pessoas que não sabe o que os diferencia e, além disso, está sempre confundindo designer com decorador e vice-versa, esse artigo foi feito para você. Aqui, tentaremos explicar de forma simples em que situações cada um desses profissionais atuam.

Primeiro, é preciso entender que, apesar de operarem na mesma área, designer e decorador são profissionais com campos de atuação diferentes. O decorador é o profissional mais indicado quando o cliente quer apenas decorar seus cômodos, sem fazer reformas. Ele não está apto a fazer obras. Quando o projeto exige esse tipo de serviço, o decorador trabalha em conjunto com outros profissionais.

Portanto, se seu intuito é apenas dar uma nova roupagem ao seu lar, contrate um decorador. Ele poderá opinar sobre a cartela de cores que irá compor a decoração, sobre a disposição dos móveis e dos quadros, sobre os objetos que são “tendência” no mundo da decoração, entre outras coisas. A profissão não exige formação superior ou curso técnico, mas é preciso que o profissional seja atuante no mercado e sempre atento aos detalhes do mundo da decoração. Caso contrário, o projeto corre o risco de ficar com sua cara, mas ultrapassado no que se refere ao espírito decorativo da época.

Já o designer é um profissional que precisa ser diplomado, seja em nível técnico ou superior, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Se não for assim, não poderá exercer a sua profissão. Como o próprio nome já diz, designers são profissionais habilitados a projetar os mais diversos tipos de objetos, por isso trata-se de um curso técnico-científico que abrange diversas áreas.

O designer que trabalha com decoração é o designer de interiores. Geralmente esses profissionais fazem muito mais do que transformar uma casa em lar por meio de elementos decorativos. O designer de interiores projeta móveis, pensa em soluções para espaços pequenos, escolhe o tipo de material a ser usado nos móveis, nas paredes, nos acabamentos dos cômodos, pensa não só a estética, mas também o conforto. Esse tipo de profissional jamais trabalha sozinho. Sempre traz consigo uma gama de profissionais nos quais confia: pedreiro, pintores, marceneiros, eletricistas e quantos mais forem necessários para transformar o projeto em realidade.

A vantagem do designer de interiores é que, além de entender de reformas de ambientes, desenho e fabricação dos móveis, ele também atua como decorador enquanto este último não pode atuar como designer. Então, optar na sua reforma ou construção por um designer de interiores parece ser uma escolha mais inteligente, pois esse profissional pode melhorar seu cômodo de forma mais global, fazendo modificações não só estéticas, mas, sobretudo, funcionais.

Ficou interessado em se tornar um designer? O primeiro passo é escolher se vai fazer um curso técnico ou uma graduação. Os cursos técnicos geralmente duram dois anos e os de graduação quatro anos, por isso é preciso pensar no tempo e no dinheiro que você tem disponível para esse investimento. Além disso, como falamos anteriormente, a instituição precisa ser reconhecida pelo MEC para que você possa exercer a profissão. Não esqueça de sempre está se reciclando, estudando, atento às novidades do mercado.

Gostou do Nosso Artigo ? Dê um like, compartilhe e confira nossas as atualizações diárias no Blog ou Facebook, com dicas que vão te ajudar a decorar seu apartamento ou sua casa nova.

Qual a Diferença entre um Designer e um Decorador ?
5 (100%) 13 votos

Close