60 Fotos e Idéias de Decoração Cozinha Rústica

 Quando contratamos qualquer profissional que atue na área de decoração, a primeira pergunta que ele faz é: qual o seu estilo? Isso mesmo! Assim como na moda, o mundo decorativo exige uma grande pitada de estilo. É claro que não estamos falando de modelos prontos, fixos, que funcionam como receita de bolo. Os estilos mudam no tempo e no espaço. Mudam ainda de acordo com cada cultura. Vivem momentos de alta e de baixa procura. Passam tempo sem serem usados para depois voltarem com tudo. Apesar disso, nunca perdem a sua importância.

Você prefere o tradicional? O moderno/contemporâneo? Sente-se uma pessoa mais chique/casual? Ou um romântico (a)? Gosta mais do campo ou da cidade? Para lhe ajudar a decidir qual estilo combina mais com você, vamos falar hoje do estilo rústico que vem sendo muito utilizado em cozinhas do mundo todo. Decoração cozinha rústica tem sido uma alternativa atraente para quem quer oferecer um estilo todo especial a cozinha sem precisar gastar rios de dinheiro. Gostou da ideia? Então, lápis e papel na mão e vamos anotar as dicas!

A decoração cozinha rústica possui um estilo simples e aconchegante que remete à vida no campo. Por isso, a ideia é que as cores e materiais naturais predominem em todo o projeto. Para a composição desse tipo de ambiente são usadas cores que façam referência aos elementos da natureza: bege, marrom terroso, verde, cobre, areia. Cimento queimado, tijolos aparentes e mistura de texturas também são muito utilizados nas paredes.

Os móveis geralmente são feitos de madeira, cerâmica, vime ou pedra. Armários alternam entre o uso de prateleiras abertas (que permitem colocar as louças em exposição) ou fechadas. A depender do gosto dos clientes eles podem até ganhar um revestimento especial que irá torna-los envelhecido. Madeira de demolição tem sido muito usada nessa qualidade de projeto. Ótimo para o bolso já que ela custa bem mais barato que os outros tipos de madeira.

Para completar o ambiente, usam-se acessórios antigos, objetos de ferros, talheres artesanais, objetos de vime, toalhas de algodão ou linho e quem sabe até aquele conjunto de xícaras que você herdou da vovó pode entrar nessa relação. Acessórios reciclados ou reaproveitados são muito bem vindos também. Dessa forma, a cozinha ganha personalidade, se gasta pouco e os proprietários ainda contribuem para a preservação do meio ambiente. As louças devem ser das mais simples, afinal, era assim que se usava antigamente. As brancas ou floridas são muito utilizadas. Frutas ou plantas expostas também é uma boa pedida. Tudo funcionando no sentido de trazer aquela sensação de calma e paz, típica das cidades do campo.

Como esse estilo de decoração traz muitos elementos quentes, ele não é indicado para ambientes pequenos. O uso de muitos móveis de madeira em um espaço mínimo pode tornar o ambiente pesado tirando toda a ideia de aconchego e tranquilidade. Por isso, é interessante dispor de um bom espaço e de uma boa iluminação. Tendo a união dessas duas características você pode até arriscar a instalação de uma ilha com cooktop. A utilização desse recurso moderno vai atualizar o projeto de sua cozinha que apesar de possuir o estilo rústico, não deixará de ser contemporânea.

Esse é um fator importante, afinal, ao entrar em uma cozinha rústica não queremos ter a sensação de estar em um cenário de filme de época! A ideia de usar o rústico funciona apenas no sentido de trazer aquela atmosfera de casa do campo, de família extensa se reunindo para a hora do almoço e não uma cópia fiel das cozinhas de antigamente.

Confira mais de 60 Imagens para te inspirar

cozinha-rustica-decoracao (59)

cozinha-rustica-decoracao (58)

cozinha-rustica-decoracao (57)

cozinha-rustica-decoracao (56)

cozinha-rustica-decoracao (55)

cozinha-rustica-decoracao (54)

cozinha-rustica-decoracao (53)

cozinha-rustica-decoracao (52)

cozinha-rustica-decoracao (51)

cozinha-rustica-decoracao (50)

cozinha-rustica-decoracao (49)

cozinha-rustica-decoracao (48)

cozinha-rustica-decoracao (47)

cozinha-rustica-decoracao (46)

cozinha-rustica-decoracao (45)

cozinha-rustica-decoracao (44)

cozinha-rustica-decoracao (43)

cozinha-rustica-decoracao (42)

cozinha-rustica-decoracao (41)

cozinha-rustica-decoracao (40)

cozinha-rustica-decoracao (39)

cozinha-rustica-decoracao (38)

cozinha-rustica-decoracao (37)

cozinha-rustica-decoracao (36)

cozinha-rustica-decoracao (35)

cozinha-rustica-decoracao (34)

cozinha-rustica-decoracao (33)

cozinha-rustica-decoracao (32)

cozinha-rustica-decoracao (31)

cozinha-rustica-decoracao (30)

cozinha-rustica-decoracao (29)

cozinha-rustica-decoracao (28)

cozinha-rustica-decoracao (27)

cozinha-rustica-decoracao (26)

cozinha-rustica-decoracao (25)

cozinha-rustica-decoracao (24)

cozinha-rustica-decoracao (23)

cozinha-rustica-decoracao (22)

cozinha-rustica-decoracao (21)

cozinha-rustica-decoracao (20)

cozinha-rustica-decoracao (19)

cozinha-rustica-decoracao (18)

cozinha-rustica-decoracao (17)

cozinha-rustica-decoracao (16)

cozinha-rustica-decoracao (15)

cozinha-rustica-decoracao (14)

cozinha-rustica-decoracao (13)

cozinha-rustica-decoracao (12)

cozinha-rustica-decoracao (11)

cozinha-rustica-decoracao (10)

cozinha-rustica-decoracao (9)

cozinha-rustica-decoracao (8)

cozinha-rustica-decoracao (7)

cozinha-rustica-decoracao (6)

cozinha-rustica-decoracao (5)

cozinha-rustica-decoracao (4)

cozinha-rustica-decoracao (3)

cozinha-rustica-decoracao (2)

cozinha-rustica-decoracao (1)

cozinha-rustica-decoracao (1)

 

 

 

E então? Gostaram das dicas de como montar uma decoração cozinha rústica?

 

 

60 Fotos e Idéias de Decoração Cozinha Rústica
4.4 (88%) 15 votos

Close