Como fazer uma Horta em Apartamentos Pequenos

Horta em apartamentos pequenos é possível ? Hoje em dia já sabemos a importância de termos alimentos livres de agrotóxicos, faz bem para a saúde de modo geral e para um grande auxilio para o bem-estar de sua família. Os orgânicos ajudam inclusive, a limpar o organismo de todos os alimentos que vieram com agrotóxicos ao longo do tempo desde o primeiro dia que é ingerido.

Nada como poder pegar alimentos fresquinhos em nosso quintal, não é mesmo? Mas e para quem mora em apartamento? E para quem mora em um apartamento pequeno? Nesse post você terá a noção de como fazer uma mini horta em apartamento. Não é complicado, basta fazer com organização e carinho. Aqui vão algumas dicas imprescindíveis para sua nova horta.

Mini horta para apartamentos e pequenos espaços

O importante aqui é pensar verticalmente, nada lhe impede de fazer uma horta que ficará pregada na parede, ajudando assim com que você não use o espaço que já é pequeno e ainda dando um charme para uma parede que ficaria vazia em sua casa. Na cozinha, por exemplo, você pode plantar os temperos em vasinhos e colocar na janela, pegar potes de vidro e colocar em paletes.

Mini horta para apartamentos e pequenos espaços

Esses vasinhos estão em uma cerca de madeira, mas podem ficar muito bem na cozinha com os paletes. Além das ervas e temperos podem ser usados para colocar plantas ornamentais que darão mais alegria a sua cozinha.

Mini horta para apartamentos e pequenos espaços 2

Aqui vemos como pode ser feito em espaços muito pequenos uma linda mini horta de temperos, e ainda, de fácil acesso, pois está na cozinha. Você pode como na foto, colocar o nome das ervas para não confundir e organizar.

 

Garrafas Pet

Fazer uma horta em apartamento com garrafa pet é outra solução e ainda é bastante sustentável, por sinal. Os passos são muito simples e fáceis de fazer.

Pegue uma garrafa pet limpa e corte-a verticalmente ou horizontalmente, dependendo do que você quer plantar. Faça furos ao longo da base da garrafa para escoar a água com maior facilidade e furos laterais onde irão passar o barbante para prender na parede. Ou se preferir, pode pregar diretamente no local com pequenos pregos encontrados em qualquer loja de material de construção.

horta em apartamento com garrafa pet

Garrafas pet usada de forma horizontal, assim você terá mais espaço para o plantio de seus vegetais. Idéias para espinafres, rúculas, alfaces e plantas que não tem necessidade de se elevar para começar a dar os frutos.

horta em apartamento com garrafa pet - 1

Outra forma muito criativa para usar as garrafas pet e fazendo modelos de diversos bichinhos e deixando sua hortinha com um charme especial. Basta cortar, riscar o molde e cortar apenas a parte superior no formato escolhido. Depois passar uma base de tinta epóxi e fazer a pintura que desejar.

horta em apartamento com garrafa pet-3

Aqui foram usadas tintas para artesanato depois de ter passado a base epóxi. Outra opção é passar um spray sintético sem o preparo com a base. Olha que resultado mais fofo e muito fácil de fazer. Basta usar a criatividade e o artesanato que sairão lindas peças para sua mini horta vertical.

Mini horta com pallets e caixas

mini-horta

Outra ótima alternativa para a confecção de uma horta em seu apartamento ou casa com restrição de espaço é optar por caixas de madeiras (geralmente de vinhos e/ou frutas) e pallets.

Mini horta com pallets e caixas

Este material é ideal para a montagem de pequenos canteiros, além de impactar com um visual bem interessante. É legal também que nestas caixas o suporte a alimentos como rúcula, alface e algumas plantas e legumes, é melhor devido ao espaço mais abrangente.

Você pode utilizar os pallets tanto na vertical quanto na horizontal, sempre levando em conta a posição que ocupará menos espaço no ambiente escolhido, ok?

Manutenção da horta

De nada irá adiantar todo seu esforço em fazer uma horta criativa com pouco espaço se você não souber mantê-la. Para isso, é essencial seguir algumas dicas para fazer a manutenção. É preciso se atentar à escolha de sementes ou mudas que irá cultivar, por exemplo.

mini-horta-2

Mudinhas para mini horta

No caso de mudas, o processo é mais acelerado que o de sementes. Neste caso, o correto é espalhar a terra vegetal até aproximadamente a metade do vaso ou recipiente escolhido para plantar e depois assentar a planta, complementando com mais terra. Para eliminar os bolsões de ar, é preciso pressionar suavemente em torno da muda.

Não esqueça de regar para umedecer a terra, com cuidado e lentamente para não inundar. Após este processo, é imprescindível evitar sol direto por ao menos dois dias. Para evitar que encharque, aplique uma camada de pedras britadas ou similares, cobrindo o fundo do vaso ou recipiente escolhido para o plantio.

O período de colheita varia de 20 até 30 dias, dependendo da espécie escolhida. Jamais corte os brotos para não destruir o plantio e opte sempre por tesouras com boa afiação.

Uma dúvida recorrente para uma mini horta em apartamento “o que plantar?”. Normalmente pensamos em temperos e vegetais folhosos, mas nada impede que plantemos cenouras, pepinos e outros vegetais que necessitam de um pouco mais de espaço. Na verdade o que vale é o espaço que você tem em sua casa e como adaptá-lo de forma correta para receber todos os tipos de vegetais.

mini horta em apartamento o que plantar (FILEminimizer)

Aqui podemos ver diversas ervas, vegetais folhosos e pimentas, que são pés adaptáveis, ficam bem pequenos se não tem espaço. Esses vasos podem ser parafusados na parede com ou sem suportes ou colocados no chão. Com esses suportes aramados fica um charme e são fáceis de encontrar em lojas de produtos agrícolas ou mercados centrais das grandes cidades.

mini horta em apartamento o que plantar -2

Os tomates, assim como as abóboras, pepinos, pimentões e outras plantas são do tipo trepadeira, por isso não tem necessidade de um grande espaço no solo, mas na altura. Com isso basta fazer uma cerca de arame, estilo cerca de galinheiro, na parede em que vai plantar esses vegetais e ajudar o pé amarrando com pequenos barbantes.

 

Para uma horta em apartamento dicas imprescindíveis:

Para plantar em casa deve-se lembrar como tratar a terra e o local de plantio.

Após decidir qual será o suporte, deve-se colocar pedrinhas para ajudar na absorção da água, uma manta de drenagem e terra para plantio, todos os materiais encontrados com facilidade nas casas de materiais agrícolas.

Você pode optar em plantar as sementes, cavando um buraco de 3 cm ou então plantar diretamente a muda.

É importante lembrar sobre os espaços que irão ser utilizados, assim o local e a forma que serão dispostos fica mais descomplicado. Pense verticalmente, assim facilitará muito para que dê tudo certo.

horta em apartamento dicas

Hortas horizontais tendem a ser menores em apartamentos pequenos, mas também é uma grande jogada colocar em um local em que tem menos fluxo de pessoas na casa. Você pode plantar temperos, vegetais folhosos ou até mesmo leguminosas que fica abaixo da terra como cenoura, beterraba.

horta em apartamento dicas 2

Outra linda opção é usar carrinhos de mão, escadas e vasinhos para fazer sua mini horta dentro ou fora de casa. Na hora de escolher o local, você pode deixar a imaginação e criatividade tomar conta.

Você tem mais alguma dica para nos dar? Alguma idéia? Como foi o resultado de sua mini horta para apartamentos e pequenos espaços? Ficaremos felizes em saber os resultados e como esses alimentos mudaram sua vida.

 

Gostou do Nosso Artigo ? Dê um like, compartilhe e confira nossas as atualizações diárias no Blog ou Facebook, com dicas que vão te ajudar a decorar seu apartamento ou sua casa nova.

Como fazer uma Horta em Apartamentos Pequenos
4.81 (96.25%) 16 votos

Close