30 Móveis feito de pallets para usar na sua decoração

Móveis feitos de paletes se tornaram febre e são uma ótima forma de viver de maneira ecológica e economizar dinheiro

Não existe uma pessoa que não deseje ter um ambiente harmonioso, que ao mesmo tempo fuja do convencional, seja quase exclusivo e, além de tudo, barato. Esta combinação de características pode parecer difícil de atingir num primeiro momento, mas é a descrição perfeita para móveis de paletes.

O que são paletes?

Palete, ou pallet, em inglês, é um estrado de madeira, metal ou plástico utilizado para facilitar a movimentação e manuseio de cargas. O mais comum é o de madeira e é também o que se tornou popular em decorações de ambientes e até mesmo visual de lojas. É um material pesado e muito resistente.

Onde comprar paletes?

Este costuma ser um ponto crítico para quem quer adquirir paletes e montar seus próprios móveis ou encaixá-los na decoração. É possível encontrar paletes envernizados ou sem acabamento e hoje em dia a venda dos dois tipos se tornou um comércio lucrativo.

Há quem encontre paletes nas ruas, em caçambas, mercados e feiras, o que é sempre um bom negócio, mas é necessário tomar alguns cuidados, como verificar a existência de cupins, odores e até mesmo se o palete é resistente o suficiente para o seu propósito.

Existe também o comércio de paletes novos, prontos para você fazer uso deles como preferir, e muitos deles são vendidos em sites como OLX e Mercado Livre, além de lojas de móveis de madeira como a Meu Móvel de Madeira e a Pallets de Paula, onde você pode encomendar quantos quiser direto para o seu endereço. Eles costumam sair mais caro, mas você pode ficar tranquilo quanto a qualidade e durabilidade do produto, já que muitas vezes paletes encontrados na rua ou mesmo mercados podem também estar lascados ou quebrados.

Gostou da ideia? Separamos diversas inspirações e dicas de como montar seu próprio móvel de paletes para todos os ambientes da casa.

Móveis de paletes para a sala

É possível montar de painéis de TV à sofás com paletes. Depois de lixá-los para eliminar as farpas e lascas, também pode ser legal pintar de uma cor que harmonize com o restante da sala. Uma dica para fazer os assentos é utilizar dois colchões de solteiro revestidos com o tecido de sua escolha.

Mesa de pallets 

Imagem inline 2Imagem inline 8Imagem inline 1

Estante com pallets

Imagem inline 4Imagem inline 14Imagem inline 3

Móveis de paletes para a cozinha

Se você quer mesmo colocar sua criatividade para fora, é possível empilhar paletes e fixar portas de vidro para fazer armários ou simplesmente pendurar um palete ao contrário na parede para fazê-lo de prateleira e acrescentar ganchos para pendurar canecas e organizar potes e garrafas, por exemplo.

Imagem inline 16Imagem inline 9Imagem inline 17Imagem inline 10

Móveis de paletes para o quarto

É comum encontrar imagens lindas na Internet de camas de casal feitas a partir de paletes que realmente dão vida ao ambiente e muito charme. Normalmente, dois paletes são usados para a base da cama e algumas pessoas também gostam de fazer uma cabeceira a partir de mais um deles. Uma dica popular é colocar luzes como as que usamos em árvores de Natal nos paletes para dar um toque especial.

Também é possível fazer seu próprio criado-mudo com caixotes de feira e até guarda-roupas e sapateiras a partir de paletes inteiros.

Imagem inline 11Imagem inline 18Imagem inline 6Imagem inline 12Imagem inline 13

Móveis de paletes para o banheiro

Assim como na cozinha, é fácil usar paletes e caixotes de madeira nos banheiros para fazer armários, nichos e prateleiras. Também é possível fazer moldura para espelhos e bancadas.

Imagem inline 19Imagem inline 7

Móveis de paletes para o jardim

Apesar de ser possível fazer bancos, mesas e camas de sol a partir dos paletes, a forma mais popular de decorar as áreas externas com eles é criando o chamado “jardim vertical”, onde coloca-se o palete na parede e anexa-se vasos de plástico a ele ou até mesmo utiliza-se caixotes presos a ele para colocar flores e ferramentas.

Imagem inline 15Imagem inline 20

Viu como pode ser simples decorar todos os cômodos da sua casa por conta própria, de uma forma original, barata e muito inteligente? As ferramentas necessárias também costumam ser fáceis de encontrar, nada mais que uma lixa, pregos e martelo. Tinta também vale, mas é totalmente opcional. Para móveis mais elaborados, serras e cola de madeira podem ser utilizadas. Caso você não possua segurança para montar e desmontar os paletes, peça ajuda de um profissional.

São tantas as opções que muitas vezes ficamos perdidos em tantas ideias de decoração e é fácil desistir de ao menos tentar quando parece requerer tanto esforço mental e físico, mas engana-se quem pensa que móveis de paletes são difíceis de montar. Além das inspirações acima, montamos um passo a passo para você iniciar o trabalho!

DYI: Impermeabilizando a madeira

Um passo que muita gente acaba pulando por não ser necessariamente obrigatório, mas sempre uma boa ideia, é impermeabilizar a madeira. Este processo evita desgastes pelo sol, infiltrações e fungos, pois não impermeabilizada, a madeira absorve humidade facilmente. Existem vernizes de todos os tipos, para deixar sua madeira brilhante, mate ou acetinada e pronta para ser utilizada em qualquer ambiente.

Confira como garantir que o palete dure mais:

  1. Lixe a madeira – se possível, com uma lixa elétrica para melhores resultados;

  2. Limpe o pó com um pano ou aspirador, a madeira suja não absorverá o verniz;

  3. Aplique o produto com um pincel e deixe secar por 24h;

  4. Caso note que é necessário, lixe mais uma vez o palete por inteiro;

  5. Aplique mais uma camada após o período de um dia e deixe secar novamente pelo mesmo tempo.

E então finalmente você pode começar a construir seu móvel ou objeto de decoração. Caso durante o processo seja utilizada tinta esmalte sintético, tenha certeza de que a madeira não é muito porosa ou serão necessárias diversas camadas. Uma dica nesta situação é passar selador antes de começar a pintar a madeira.

Se você já decorou seu ambiente com paletes ou ficou inspirado e com vontade de começar, nem que seja pouco a pouco, compartilhe conosco nos comentários!


Close