15 Dicas para Decorar Quarto Pequeno

 

Se existe algo mais gostoso do que comprar uma nova casa ou apartamento, é decorar do seu jeito, não é mesmo?! Porém, da mesma maneira que adquirir um novo imóvel necessita de atenção e muito cuidado, decorar também é uma atitude que deve ser feita com muita dedicação, especialmente se estamos falando de cômodos ou quartos pequenos.

 

Neste sentido, quanto menor o quarto, mais prudência você deve ter. Afinal, a simples escolha de uma tintura não adequada pode passar impressões e construir ambientes ainda menores e com sensação de sufoco e/ou mal-estar, do mesmo modo que acertar em pequenos detalhes pode deixar o seu quarto pequeno com um aspecto de leveza e grandiosidade, além de arrasar no visual!

 

Por isso, pensando em você, nós separamos aqui 15 super dicas para você decorar seu quarto pequeno e não se arrepender por nada! Continue a leitura!

 

1 – Aspecto minimalista

minimalist_bookshelf_canhotices

Em quartos pequenos, a grande sacada é utilizar uma decoração baseada em aspectos minimalistas, pois assim todos os móveis e acessórios do passarão um ar de sofisticação, elegância e modernidade sem precisar ocupar um grande espaço. Experimente escolher por estruturas de camas, cômodas e armários que sejam finas e elegantes, e também não exagere na quantidade de cômodos no quarto.

 

2 – Aposte nos tons claros

vintage-decoration-6.12734148_std

A primeira dica é extremamente importante, pois tem a ver diretamente com a pintura e a cor dos móveis. Para estes pontos, aposte nos tons claros e/ou brancos, pois eles conseguem fazer a mágica de passar a sensação de um ambiente grande e arejado. Você pode combinar os tons claros na pintura da parede, na cor da cortina, nos armários, cama, e em tudo que imaginar. A única ressalva aqui é não escolher apenas uma cor para tudo, pois assim você pode enjoar rapidamente.

 

3 – Roupas de cama estampadas

contemporary-comforters-and-comforter-sets

Para compensar os tons claros dos cômodos e paredes do seu quarto pequeno e para criar um ambiente ainda mais amplo, você pode utilizar almofadas e colchas estampadas! Dê preferência para as estampas no sentido vertical, pois ajudam a aumentar a sensação de grandeza do lugar.

 

4 – Disposição dos móveis

04-03

Para melhorar o fluxo dentro do quarto e a tarefa de andar por ele sem dificuldade nenhuma, colocar os móveis de maneira inteligente é bastante importante. Embora em quartos grandes esta questão seja pertinente também, em quartos pequenos é indispensável. Procure deixar corredores e linhas livres para a passagem, sem cômodos e sem acessórios.

 

5 – Prateleiras

Prateleira1

Nos quartos, geralmente existem bancada, cômodas e/ou escrivaninhas para guardar roupas, pertences, livros, acessórios, etc. Entretanto, estes móveis podem ocupar um espaço muito grande no quarto, tornando até difícil a tarefa de andar dentro dele. Então, use prateleiras! São ótimas alternativas pois podem ser fixadas em pontos altos, diminuindo a poluição visual e aumentando a área livre do seu cantinho!

 

6 – Espelhos

espelhos-armarios-decoracao-cerbras

Mais do que um objeto para ver o reflexo, o espelho é um ótimo aliado para decorar o seu quarto pequeno! Afinal de contas, além de ser bastante elegante, o espelho transmite sensação de amplitude e espaço. Experimente colocá-los nas portas dos armários e/ou paredes em frente e ao lado da cama/sofá.

 

7 – Cortinas finas

140520101433

Em um quarto pequeno, o ideal é não usar longas e grandes cortinas, pois pode dar ao ambiente um aspecto menor do que ele já é. Então, a dica aqui é apostar nas malhas finas e com cores com tons claros para combinar com as paredes!

 

8 – Paredes bem aproveitadas

 

Esta dica é especialmente para você que gosta de acessórios como abajures, lamparinas e outros. No caso de quartos pequenos, é recomendado que você instale-os diretamente na parede, ou então fixar um suporte que suspenda estes acessórios. Além de muito mais organizado, os cômodos ficam com espaço livre.

 

9 – Papel de parede

papel_de_parede_madeira_de_demolicao_rolo_com_10m_88368805_0001_600x600

Se você quiser dar um estilo para o seu quarto e ainda aproveitar para ampliar o espaço, apostar em papel de parede é um tiro certo! Afinal de contas, com a estampa escolhida com cuidado, a elegância e a sofisticação, aliadas a aspectos de amplitude, o papel de parede pode mudar o seu quarto. Aposte nas estampas verticais e com tons claros ou quentes.

 

10 – Móveis multiúso

Cama estante

Quando o espaço é pequeno, temos que usar a inteligência e a praticidade para conseguir espaço. Então, ao invés de cama convencional, que tal um sofá que possa se transformar em uma cama apenas quando necessário? Ou então um puff que sirva como baú? Quem sabe uma cadeira montável/dobrável? Assim, você ocupa espaço apenas quando a necessidade aparece. Além de tudo, os móveis multiúso estão super na moda!

 

11 – Cama com gaveta

cama-multifuncional-mmm-11

Ok, digamos que você não abre a mão da tradicional e convencional cama de sempre. Afinal, é muito bom ver a colcha arrumadinha e saber que tem um colchão quentinho te esperando, certo? Que tal então unir a cama com armários? Hoje, existem vários modelos de cama box com gavetas e até mesmo cabeceiras com espaço para guardar bastante coisa. O bom é que o quarto ganha um aspecto bastante moderno!

 

12 – Móveis com design inteligente

 

Uma outra ótima maneira de conseguir otimizar o espaço do seu quarto pequeno e ter bastante elegância e sofisticação, é apostar em móveis com design que se encaixam no seu quarto. Por exemplo, um armário que não é retangular e que apresenta uma concavidade nas portas. Muito boa alternativa para unir praticidade com beleza e ampliar seu espaço.

 

13 – Móveis planejados

DSC5755menor

Esta dica é excelente para quem quer aproveitar o máximo possível do espaço no quarto, principalmente se não quiser abrir mão dos tradicionais móveis presentes nestes cômodo. O segredo aqui é planejar e mandar para a produção móveis sob medida! Assim, você consegue ter uma noção clara de como seu quarto ficará com os móveis, e quais os melhores lugares para eles ficarem e não ocuparem espaço desnecessário.

 

14 – Iluminação com sanca de gesso LED

3508256191_316a647916

Você conhece a iluminação com sanca de gesso e LED? Dá um aspecto muito bom para quartos pequenos, é super bonita e ainda você escolhe quando usar. Para isso, você precisa fazer uma pequena sanca de gesso no teto do quarto, e então botar cordões de LED iluminados dentro. Você pode apagar a luz geral do quarto e ligar apenas o LED que o efeito fica super legal! Muito bom para quem gosta de assistir filmes.

 

15 – Menos é mais

 

Em um quarto pequeno, o ideal é abusar da criatividade e escolher de maneira inteligente quais móveis realmente comprar. Inicialmente, a ideia é utilizar o menor número possível e otimizar a utilização de outros, sempre pensando no espaço conquistado.

 

Dúvidas? Deixe seu comentário


Leave a Reply

2 × quatro =

Close