Guia Completo de Combinações de Cores na Decoração

A decoração de ambientes é uma tarefa árdua e que exige um certo conhecimento de combinações de cores para criar ambientes harmoniosos e bem decorados.

Pensando nisso, decidimos facilitar sua procura e resumir todas as combinações em um único artigo. Quer saber mais? Veja as dicas de combinações de cores na decoração:

Vermelho

O vermelho é uma cor quente que confere um ar mais tropical e luminoso ao ambiente. Em uma cozinha ele pode quebrar os tons de branco que normalmente são muito frios, trazendo vida ao cômodo.

Na sala, no quarto e até mesmo no escritório pode ser usado em peças de destaque, dando um toque de cor ao ambiente.

A combinação de cores com vermelho pode usar o verde, que é sua cor complementar no disco de cores, aplicado em pequenos detalhes ou mesmo cores próximas como rosa, roxo e outros tons de vermelho.

vermelho (2)

vermelho (1)

 

Laranja

Laranja é uma cor vibrante e alegre que ajuda a liberar emoções negativas, ajudando com a insegurança e a negatividade.

Ela tem ganhado espaço na decoração, tanto de salas como de cozinhas e seus tons costumam combinar bem com todas as cores, como é o caso dos azuis, que são complementares. A combinação de cores também fica boa com outros tons de laranja mais terrosos.

 

laranja (1)

laranja (2)

Amarelo

O amarelo colabora com a felicidade, possui brilho e é sinônimo de luxo. Quanto a combinação de cores o amarelo se dá bem com cores fortes vermelho, verde, roxo e laranja isso sem falar na combinação que está em alta que usa preto e tons de cinza juntamente com o amarelo.

amarelo (2)

amarelo (1)

 

 

Verde

Afinidade com a natureza e tranquilidade são características dessa cor ideal para quem está deprimido. A combinação de cores do verde pode acontecer tanto com os vermelhos e laranjas que são cores complementares no disco de cores como com tons mais sóbrios e naturais.

 

verde (1)

verde (2)

 

Ciano

Frescor é o que define essa cor que está associada à intelectualidade. Essas tonalidades mais claras de azul, como o ciano, tem o poder de acalmar. A combinação de cores com o azul ciano pode utilizar tons terrosos e até mesmo outros tons de azul e seus derivados como o lilás, por exemplo.

ciano (2)

ciano (1)

 

Azul

O azul é uma cor versátil que, na combinação de cores, vai bem com cores da natureza, como o verde e também os tons de vermelho e rosa. Ele é ótimo para ser aplicado na decoração do quarto, por exemplo, pois ajuda a acalmar e relaxar.

Entretanto, o azul marinho deve ser deixado para ambientes de menor circulação pois em demasia pode estimular a depressão.

azul (1)

 

azul (2)

 

Rosa

O rosa é uma cor que transmite energia, mesmo quando utilizada em cores pasteis. Quanto à combinação de cores ela vai muito bem com tons de verde, que é sua complementar no disco de cores, e também com seus derivados, como lilás.

Na decoração pode ser aplicado em alguns objetos em tons mais vibrantes, criando pontos de destaque ou mesmo em tons pasteis, combinados com outras cores no mesmo tom para criar um ar mais vintage.

 

rosa (1)

 

rosa (2)

 

Violeta

Com um forte efeito sobre a mente o violeta costuma ser utilizado por profissionais da psiquiatria para tranquilizar os pacientes. Além disso é uma cor muito ligada a espiritualidade e a transcendência.

Quanto à combinação de cores com o violeta é interessante usar as complementares no disco de cores, ou cores terrosas, entretanto o mais importante é que sejam em tons mais neutros, ou seja, não tão vibrantes.

O violeta vem sendo muito utilizado em salas de estar e quartos para criar um ambiente luxuoso e combina muito com o dourado.

 

violeta (1)

violeta (2)

Marrom

Embora muitos considerem o marrom uma cor chata ou sem graça ele pode ser versátil e com bastante opções de combinações de cores.

Ele combina extremamente bem com as cores que derivam dele, como o laranja e o amarelo. Além disso combina com diversos outros tons terrosos e com verde, que remete à natureza.

Sua cor complementar é o azul, entretanto o mais interessante é combinar tons neutros com tons neutros e vibrantes com vibrantes, ou seja, se escolher um tom de marrom mais vivo, opte por um azul mais vibrante.

Essa cor é muito utilizada em ambientes que buscam uma estética mais rústica e também em ambientes externo pois complementa a paisagem.

 

marrom (1)

 

marrom (2)

 

Cinza

O cinza é uma cor neutra, ou seja, combina com praticamente tudo. Além disso ele é um curinga na decoração pois confere ao ambiente a intenção da cor que for usada juntamente com ele.

Para uma decoração mais moderna, por exemplo, é possível usar um cinza chumbo com um tom de rosa mais vibrante. Já para um quartinho de bebe é possível usar um cinza gelo com um rosa em tom pastel.

Além disso, é possível usar e combinar diversos tons de cinza com preto e elementos prateados, para criar uma cozinha supermoderna, por exemplo.

 

cinza (2)

cinza (1)

Branco

O branco assim como o cinza é uma cor neutra que serve para fazer combinações de cores com qualquer outra cor desejada.

Logo podemos dizer que o branco combina bem tanto com cores mais frias, como o azul, quanto com cores mais vibrantes e quentes como o rosa e o vermelho.

Para criar ambientes mais modernos e requintados o branco pode ser combinado com cores como o bege, o off white e até mesmo com cinza.

branco (1)

 

branco (2)

Preto

O preto é uma cor forte e decorar com ele não é uma tarefa simples. Ele é ideal para um ambiente mais espaçoso e com personalidade forte devendo ser combinado com móveis e objetos assim.

Quando utilizado com cores vibrantes como o rosa, o amarelo e o azul ele pode criar um ambiente mais moderno. Já quando combinado com tons neutros, como bege, pode criar um ambiente mais clássico.

 

preto (1)

 

preto (2)

 

 

 

Essas são as combinações de cores e seus usos na decoração.

Boa sorte!

 

 


Leave a Reply

4 × 5 =

Close