Confira 10 Segredos de Como organizar banheiro pequeno

Deixar o banheiro sempre arrumadinho pode ser complicado, ainda mais se ele é compartilhado entre diversas pessoas. Isso pois, além de pensar na organização dos diferentes itens de cada membro da família, é preciso considerar o fator higiene e ainda mantê-lo funcional. E para completar, o desafio aumenta a um grau inversamente proporcional ao tamanho desse cômodo. E como a tendência das casas atuais, especialmente apartamentos, é ter banheiros pequenos e apertados, fica complicado manter tudo o que é necessário sem fazer aquela bagunça de cremes, sabonetes, lâmina de barbear, perfume e maquiagem em cima da pia.

Como é fácil deixar um espaço limitado fora de ordem, hoje trouxemos algumas dicas de como organizar banheiro pequeno de forma simples e prática para facilitar sua vida e a dos membros da sua família. Assim poderá gastar mais tempo com coisas que realmente importam ao invés de ter que arrumá-lo todo dia ou correr o risco de perder hora para o trabalho por ter gastado tempo procurando o secador que estava perdido no meio da baderna.

Como organizar banheiro pequeno: o segredo

Quando o assunto é organizar banheiro pequeno, a palavra-chave é otimização de espaço. E não é preciso fazer reformas ou gastar fortunas para isso, basta pensar fora da caixinha e adotar algumas soluções criativas. Veja a seguir algumas ideias para organizar banheiro pequeno para se inspirar.

Utilize espaços inusitados

Quando se dispõe de uma área limitada, é preciso ir além do convencional e pensar em outras alternativas menos usuais. Geralmente as pessoas contam com gabinetes ou armarinhos no banheiro, mas que tal instalar prateleiras nas paredes ou sobre a porta? São espaços usualmente perdidos, mas que podem fazer grande diferença para te ajudar a organizar banheiro pequeno.

Você pode comprar prateleiras em lojas de materiais de construção e colocar você mesmo ou, se gostar de DIY ou Faça Você Mesmo, pode utilizar um pedaço de madeira velho que tenha em casa ou parte de um móvel que não usa mais, envernizar ou pintar e parafusar nas paredes. Se puder, instale mais de uma prateleira, assim teria espaço de sobra para apoiar toalhas dobradas, papel higiênico, neutralizador de odores e até algum elemento de decoração, como um vasinho.

Para prateleiras únicas logo acima do batente da porta, é capaz que você precise de um banquinho dobrável para alcançá-las. Por outro lado, a vantagem disso é que se tiver crianças pequenas em casa esses produtos irão ficar longe de seu alcance!

Outro espaço pouco aproveitado é em volta do vaso sanitário. Poucos pensam ou acham que é possível fazer algo útil perto da privada, mas com um pouco de imaginação isso é possível sim! E como organizar banheiro pequeno é, na verdade aproveitar todos os cantinhos possíveis: se tiver aquelas com uma caixa de descarga, você pode colocar uma estante torneando-a ou apenas posicionar algumas caixas apoiadas nela para guardar tudo o que precisa, como papel higiênico, pastilhas de limpeza, buchas etc. Para as que são encostadas na parede, instale prateleiras rasas logo acima, para não correr o risco de bater a cabeça ao levantar.

 

Abuse de organizadores

 

Esses itens são essenciais e conhecidos já de quem possui uma casa pequena. Isso, pois tem uma ótima funcionalidade e ajudam a manter o ambiente ajeitado e seus objetos e produtos separados. Por exemplo, se tiver gavetas, ao invés de deixar tudo jogado e misturando dentro – mesmo que organize direitinho, na hora de puxar, o movimento fará com que se misturem – utilize caixinhas para separar escovas de cabelo e pentes de grampos, clipes, bobs, pasta de dentes, absorventes etc. Isso ainda facilitará sua vida na hora que estiver procurando por determinado item, já que eles estarão divididos por classificação.

 

Separe seus itens

Se não quiser investir em organizadores propriamente ditos, você pode reutilizar e reaproveitar coisas que já tem em casa. Por exemplo, um antigo baleiro pode virar um porta-algodão, um vidro de compota pode servir para colocar cotonetes e um porta talheres pode acomodar seus artigos de unha. Você ainda pode pensar em milhares de alternativas práticas e convenientes, como uma bandeja para dispor seus perfumes – além de ficar mais prático, dará um toque extra na decoração.

Invista em mini-estantes e suportes

Da mesma forma que as prateleiras, instalar estantes ajudam a manter o espaço organizado utilizando áreas de outra maneira perdidas ou inutilizadas. Se tiver um armarinho embaixo da pia, por exemplo, pode pendurar na parte de dentro suportes para colocar itens como maquiagem ou esmaltes. Isso também evita que eles fiquem espalhados em cima da pia fazendo bagunça ou ainda podendo causar pequenos acidentes indesejados, como manchas, te obrigando assim a dedicar um tempo aprendendo como tirar esmalte de roupa ou marcas de base e rímel de toalhas. Uma dica caso não encontre suportes especiais para banheiro é utilizar porta-temperos para essa finalidade

Pendure ganchos atrás da porta

A porta do banheiro também é pouco utilizada mas pode ser muito útil para colocar suas toalhas, roupão e até pendurar as roupas que vai trocar. Ao invés de usar os tradicionais varões que ocupam mais espaço e geralmente suportam apenas uma toalha cada, instale diversos ganchos na porta para acomodar mais itens de uma só vez, um ao lado do outro. Existem suportes prontos com ganchos que você apenas prende na porta ou encaixa na parte de cima, e que não atrapalham em nada na hora de fechá-la.

Além de pendurar roupas e toalhas, você pode também colocar baldinhos – ou reaproveitar latas de tinta ou qualquer outro recipiente que tenha uma alça – e enchê-los de produtos de banho ou limpeza.

Aposte em cestos

Assim como os organizadores, cestos são ótimos para concentrar artigos e ainda dar um toque de beleza ao ambiente. Eles podem ser usados para manter seus produtos de limpeza em um só lugar ao lado da privada ou para colocar toalhas de rosto na pia, se não possuir um lugar para pendurá-las. Pode ser modelos de vime, plástico, metal, com tecido dentro etc.

Eles também podem ser dispostos em suportes, formando uma estante, que pode ser mantida em algum canto ou torná-la móvel, com rodinhas. A base pode ser maior e servir para colocar roupas sujas, enquanto os cestos superiores podem abrigar toalhas, saquinhos de lixo etc.

Se aproveite de imãs

Um recurso popularmente utilizado para grudar facas na cozinha, uma outra dica de como organizar banheiro pequeno é usando imãs para apoiar itens de metal, como pinças, cortadores de unha, tesourinhas e grampos. Além de ficar fácil para encontrar suas coisas, eles podem ser aproveitados como elementos de decoração. Se não quiser pregar uma faixa magnética na parede, pode colocar dentro da porta do armário, mas nossa sugestão é usufruir do espaço vazio entre a pia e o espelho.

 

Objetos dois em um

Nada melhor que economizar espaço com itens que possuem mais de uma utilidade! Além de práticos, você não precisa gastar duas vezes, já que terá dois ou mais produtos em um só. E não estamos nos referindo apenas àquele shampoo que também é condicionador, mas a coisas como uma cortina de banho com bolsos para colocar seus artigos de banho. Se não tem um box, você pode pendurar uma de plástico com bolsões para guardar e também proteger seus produtos da umidade, ao invés de deixá-los no chão ou apoiados em volta da banheira. E não se preocupe pois eles ficam escondidos atrás da cortina comum, colaborando para um visual clean e não abarrotado de coisas.

Suporte de box

Existe uma variedade de opções tanto para pendurar na torneira do chuveiro ou com ventosas para grudar nas paredes do box ou no azulejo da parede, e servir de saboneteira ou porta shampoo, condicionador e esponja. Esses suportes são itens essenciais para quem precisa organizar banheiro pequeno.

Apenas o essencial

 

Quando a família é muito grande, às vezes é impossível manter todos os aparatos de cada um dentro de um só lugar, especialmente quando ele é diminuto. Por isso, é preciso ter uma conversa com os membros e definir produtos essenciais e de uso de todos, como itens de banho. Já produtos específicos como séruns anti-idade, leave-in e maquiagem, que são mais pessoais e únicos, devem ser mantidos com cada pessoa. Uma ideia legal é cada um adotar uma necessaire com todos seus produtos particulares, que pode facilmente ser transportada para o banheiro na hora que forem usá-lo.

E aí, o que achou de nossas ideias para organizar banheiro pequeno? Adote as que mais fazem sentido e condizem com seu cômodo e dinâmica familiar, para otimizar seu espaço e ganhar tempo daqui para a frente!

 

 

https://unsplash.com/photos/PibraWHb4h8

https://unsplash.com/photos/f1URIvy-Yg8

https://unsplash.com/photos/ZXSVBcZmgkc

https://unsplash.com/photos/yCzY0pnrhWo

https://unsplash.com/photos/eQ2PUDrwSx0

https://unsplash.com/photos/RMQEU7fCqLc

https://unsplash.com/photos/qeIuFR5vPm8


Close