Cozinha Minimalista – Como aplicar o ‘menos é mais na cozinha?

Ultimamente tem se usado muito a ideia de uma cozinha minimalista, isso porque a cozinha fica mais organizada, mais fácil de limpar e ainda ajuda a otimizar os espaços, ainda mais para quem possui um espaço pequeno, ou no caso de alguns apartamentos que possuem cozinha conjugada com a sala é interessante ter essa otimização para que os dois espaços fiquem bem ‘livres’.

E assim você deve estar se perguntando: o que é uma cozinha minimalista afinal? A cozinha minimalista é aquela que não possui muitas coisas, ou seja, é onde literalmente o menos é mais, você verá na maioria das vezes somente uma bancada com a pia e tudo o que for necessário e uma mesa bem pequena. Ou seja, é você colocar na cozinha somente o essencial.

E como fazer da minha cozinha uma cozinha minimalista? Ou ainda, como construir uma cozinha minimalista? O que usar para ajudar no espaço?

  • Cores

A escolha das cores é sempre essencial para que um espaço seja otimizado, as cores claras ajudam a fazer com que o ambiente pareça maior, por isso dê preferencia ao branco, off White, perola, ou cores que forem da sua preferência. Porém, usar cores claras não significa que você não pode fazer o uso das outras cores, para quem gosta de algo mais moderno não tenha medo de colocar algum detalhe em vermelho, amarelo ou azul por exemplo.

  • Iluminação

A iluminação também influencia muito no tamanho da cozinha, no caso de cozinha minimalista tente preferir também uma iluminação natural, por isso é interessante fazer o uso de janelas de vidro na posição certa para que se aproveite a maior parte do dia com esse tipo de iluminação. Porém para iluminação artificial dê preferencia a iluminação embutida, isso da um ar de aconchego maior no ambiente.

  • Aproveite cada cantinho

Por ser uma cozinha minimalista muito dificilmente as coisas ficam expostas, ou seja, nesse caso é interessante que você guarde tudo , e aproveite cada cantinho, se tem uma bancada, coloque organizadores por toda ela, mas tem que ser algo bem pensado, para que todas as suas coisas caibam no espaço que você tem, e não fique nada ‘jogado’ ou ocupando espaço fora.

Por isso é importante um investimento extra em divisórias e organizadores especiais, para panelas e utensílios por exemplo, principalmente por que panelas e potes quando são guardados sem uma organização especial ocupam muito espaço.

Confira vários exemplos abaixo , para que possa se inspirar e fazer a sua.

 

Cozinhas minimalistas em preto e branco são outra visão comum, com o contraste em tons adicionando um toque contemporâneo.

 

 

 

A cor branca será um tema ao longo deste post, começando com esta primeira cozinha. O branco é uma maneira fácil de transmitir o minimalismo, pois ele se sente imediatamente limpo e simples.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O mobiliário que é usado em uma cozinha também desempenha um papel crítico em seu estilo geral. Aqui, os banquinhos de cozinha minimalista combinam perfeitamente com a simples iluminação pendente para um visual moderno e unificado.

 

 

Uma cozinha minimalista não precisa ser completa sem cor. Neste design simples, pedaços de cor no caminho da madeira natural, amarelo e vermelho conseguem brilhar.

 

Este próximo exemplo é ainda mais colorido, com armários em verde profundo e uma geladeira amarela mostarda. O design minimalista da cozinha, afinal de contas, não é sobre cor, mas sobre linhas limpas e organização livre de desordem.

 

Um bom design de cozinha minimalista maximiza o espaço disponível, como evidenciado nesta simples cozinha de madeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta adorável cozinha, as prateleiras minimalistas mantêm as necessidades da cozinha como canecas e tigelas escondidas, mas também fáceis de alcançar quando são necessárias.

 

Essas são as dicas mais valiosas de todas para que consigamos fazer de uma cozinha, uma cozinha organizada e minimalista, lembre-se sempre que é importante não ter nada ‘sobrando’, nada em cima das bancadas, e nada em qualquer lugar. A cozinha minimalista deve ser totalmente organizada para que o espaço possa ser bem aproveitado.

Caso não consiga fazer a organização sozinho não hesite em pedir ajuda de um profissional, hoje existem profissionais especializados em organização, que vão poder te ajudar a entender como é a forma correta de organizar as coisas no seu espaço, e deixar a sua cozinha ainda melhor.


Close