6 Modelos para escolher a Cortina ou Persiana Sala

Abra qualquer revista de decoração na sessão sala de estar. Existe uma probabilidade gigante de você se deparar com as charmosas cortinas, independente do estilo de decoração empregado. Mas, já parou pra pensar para que servem as cortinas? A primeira coisa que vem em mente é a proteção contra a luminosidade.

De fato, esse é uma das principais funções da cortina para sala. Porém, não é só isso. Cortinas também protegem contra o vento, contra a umidade (em lugares muito frios) e, acima de tudo, oferecem privacidade. Com o crescimento das cidades, tornaram-se comuns imóveis cada vez mais perto um do outro, naquele estilo janela com janela.

Assim, a cortina para sala acaba sendo uma opção bastante elegante e requintada para manter a privacidade do seu lar. Além do mais, não podemos negar o poder visual que a mesma exerce no projeto decorativo da casa. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar você a decidir sobre o melhor tipo de cortina para a sua sala de estar. Vem com a gente!

 

Cortina para sala pode ser dos seguintes tipos: trilho, varão, painéis ou persianas. A escolha vai depender do estilo decorativo que você deseja passar no ambiente e do valor disponível para compra. As persianas e as cortinas tipo painéis são bem mais caras devido ao material com que são feitas e porque exigem ajuda de profissionais para instalação. Esses tipos acabam imprimindo um tom mais sério e moderno ao ambiente. Já as cortinas de trilho e as de varão são mais baratas e os próprios proprietários podem instalá-las. Ficam bem em qualquer tipo de ambiente, desde o mais sério até o mais descontraído. Nesses casos o que irá dar o tom da decoração é o tipo de tecido utilizado. Voal, sarja, veludo ou black out, as opções de tecidos são inúmeras e ao gosto do freguês.

 

cortina-sala

Esse é um exemplo de cortina de voal com trilho embutido no gesso utilizada na sala de estar. Observem como ela tem o poder de filtrar a claridade que vem de fora sem prejudicar a luminosidade dentro do ambiente. Além disso, como o espaço é pequeno, esse tipo de tecido ajuda a deixar a decoração mais leve.

 

 

cortina-sala-2

Aqui uma cortina de voal em um tom mais claro que as cores da decoração combina com a atmosfera divertida e descolada do ambiente. No lugar dos trilhos foram usados varões que são mais práticos e mais fáceis de instalar.

 

 

cortina-sala-3

Aqui os proprietários optaram por uma maior proteção contra a luminosidade e em favor da privacidade. Por isso, escolheram uma cortina de sarja, tecido mais grosso que o voal. A cor branca foi uma sacada inteligente, pois protege sem pesar o ambiente.

 

cortina-sala-4

Nessa sala de espaço super reduzido, a instalação de persianas foi uma excelente opção. Elas são curtas, ocupam pouco espaço e a cor escolhida foi o branco. Vejam como a escolha correta deixou o ambiente mais amplo e mais moderno.

 

 

persiana-sala-5

No ambiente acima, optou-se pelo uso de painéis. Esse tipo de cortina é muito parecida com as persianas: são feitas de material específico e ocupam bem menos espaço, pois são mais compactas. Porém, a vantagem das cortinas tipo painel é que elas são bem mais fáceis de limpar. Elegância e praticidade é uma combinação perfeita, não acham?

 

cortina-sala-6

De todos os exemplos, esse é o meu favorito. O conjunto de cores nas cortinas deixou a decoração requintada. Além disso, são disponibilizados dois tipos de tecido em uma única peça. O voal por baixo e o blackout por cima oferece um maior controle da luminosidade aos moradores, podendo ir de um claro total no dia a dia ao escuro total nas sessões de cinema. Não é fantástico?

 

E então? Gostaram das dicas? se sim dê seu voto e seu like no nosso facebook, é muito importante sua visita para nós.


Close